21 de Novembro de de 2016
Agropecuária disponibiliza informações sobre cursos que serão realizados em 2017

A Prefeitura de Santa Rosa, em conjunto com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), oferece cursos inteiramente gratuitos e voltados ao público da área rural. Os instrutores são qualificados em assuntos diferenciados como agricultura, silvicultura, pecuária, agroindústria, atividades agropastoril, segurança no trabalho, prestação de serviços rurais, artesanato, culinária, meio ambiente, educação e saúde. A Sicredi uniu-se a parceria e auxilia na compra de materiais utilizados no decorrer dos cursos.

Alguns dos cursos mais procurados são os de Jardinagem e Saneamento Rural Básico. No primeiro, os alunos colocam em prática, em suas propriedades ou comunidades, os assuntos abordados na teoria, produzindo lindos jardins que embelezam o ambiente. Já no segundo, abrange-se a utilização de pneus, os quais, em vez de serem descartados de forma incorreta no meio ambiente, são transformados em vasos de flores, mesas e cadeiras.

Dentre os cursos realizados no mês de novembro, o de Produção de Hortaliças Básico, que ocorreu na comunidade de Guia Lopes, ministrado pelo técnico agrícola Jaime Luís Berres e abordou os seguintes assuntos: mercado de trabalho, exigências e o destino da produção das hortaliças, infraestrutura da produção, tipos de sementes e substratos, manejo do viveiro de produção de mudas, preparo do solo, sistemas de plantio, espaçamento e a profundidade, tratos culturais, atrativos naturais e de controle de pragas e doenças, e por fim, as técnicas da colheita.

Na gestão 2013-2016 ocorreram 357 cursos na parceria SENAR e Prefeitura de Santa Rosa. Para o início do ano de 2017, estão marcados 34 cursos com datas e locais já definidos. Interessados devem se dirigir até a Secretaria da Agropecuária ou entrar em contato pelo telefone (55) 3511-5100.

Impresso às 12h 21min 21s de 27/04/2024