17 de Outubro de de 2016
Escolas municipais são premiadas com o Diploma Paulo Freire

A Câmara de Vereadores realizou na semana que passou uma Sessão Solene para a entrega do Diploma Paulo Freire a educandários que tiveram destaque na edição deste ano. O Prêmio, instituído em novembro de 2001, é uma promoção do Conselho Municipal de Educação e Legislativo santa-rosense. Trata-se de uma distinção concedida anualmente ao educandário que tenha desenvolvido projetos de destacada contribuição à educação, na perspectiva da democratização e da inclusão. Neste ano, oito educandários inscreveram seus projetos.

Os vencedores de cada categoria foram revelados durante a sessão, que reuniu vereadores, comunidade escolar e lideranças do município, entre elas, o prefeito Alcides Vicini e a secretária de Educação, Ivete Corrêa.

Na categoria Educação Infantil, o Diploma Paulo Freire foi concedido à Escola Municipal de Educação Infantil Crescer Feliz, da vila Jardim Petrópolis, que desenvolveu o projeto “Música ao Pé da Letra”, proposta que englobou alunos, professores e pais, em atividades realizadas no âmbito escolar.

Na categoria Ensino Fundamental e Médio, o destaque ficou para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marquês do Herval, que inovou ao desenvolver o Projeto “Educação fora da caixa”, que realiza, através da internet, um intercâmbio cultural com a escola Manuel Calvo y Perez, da cidade Pucusana, do Distrito de Lima, no Peru.

Já a Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA) foi a vencedora na categoria Ensino Superior, com o Projeto TI Kids, proposta que mobilizou acadêmicos do curso de Gestão de Recursos Humanos e Gestão da Tecnologia da Informação, que desenvolveram uma gincana que arrecadou em Santa Rosa, mais de 3 mil brinquedos, que foram destinados a 2.300 crianças e 17 escolas de educação infantil do município.

Durante a sessão, além de receberem o Diploma, os três educandários tiveram espaço na tribuna para detalhar seus projetos. As demais escolas receberam Menção Honrosa por suas participações na edição deste ano.

O Diploma Paulo Freire foi criado em 2001 e trata-se do principal prêmio voltado à educação no município e está inserido nas comemorações do Dia do Professor.

Impresso às 22h 10min 36s de 28/04/2024