25 de Maio de de 2015
Carnês do IPTU 2015 já estão disponíveis

Os carnês do IPTU 2015 estão disponíveis para impressão no site da Prefeitura de Santa Rosa (www.santarosa.rs.gov.br). A previsão é de que os carnês comecem a chegar nas casas dos contribuintes a partir de 5 de junho, mas quem desejar já pode visualizar e imprimir o mesmo direto no site, através do Portal do Cidadão.

O vencimento para pagamento em Cota Única será dia 19 de junho, com 10% de desconto. Quem optar poderá efetuar o pagamento em 4 parcelas, sem desconto, com os vencimentos em 19/06, 10/07, 14/08 e 11/09.

Para o cálculo dos valores do IPTU 2015 foram considerados os dados levantados pelo georreferenciamento, serviço contratado pela Prefeitura e desenvolvido pela empresa Geomais Geotecnologia. Com aproximadamente 800 fotos aéreas, foi montado um mapa de Santa Rosa que permite atualizar o IPTU de imóveis com ampliações ainda não legalizadas.

A primeira etapa do projeto compreendeu a captação de fotos aéreas dos 60km² de área urbana, em qualidade e precisão. A segunda etapa contemplou a implantação da Rede de Referência Topográfica com 32 marcos. Na terceira e mais complexa etapa, as equipes da Geomais realizaram visitas em cada residência ou estabelecimento para efetuarem o levantamento das medidas de cada imóvel, acrescidos de dados indispensáveis para o georreferenciamento dos mesmos, possibilitando assim a virtualização de qualquer informação relativa ao universo imobiliário urbano.

“Os valores de IPTU só serão atualizados para os contribuintes que fizeram alguma ampliação em seu imóvel e não legalizaram a mesma. Para os demais casos, será aplicado apenas o valor da inflação sobre a construção e os 12% no valor venal (terreno), aumento aprovado pela Câmara de Vereadores no ano passado”, explica o secretário da Fazenda, Arcádio Stracke.

O Georreferenciamento também proporcionará outros benefícios como a localização via internet de postos de saúde, escolas, creches, praças e serviços colocados à disposição da população. Todos os imóveis serão identificados por imagem aérea e frontal, com as características precisas e atualizadas. Outra ação importante é a virtualização do Plano Diretor e Código de Obras e Postura, possibilitando assim a emissão da Consulta de Viabilidade para instalação de novos empreendimentos ou desenvolvimento de atividade econômica em cada imóvel da nossa cidade.

Impresso às 6h 44min 04s de 03/05/2024