PREFEITURA DE SANTA ROSA/RS
WWW.SANTAROSA.RS.GOV.BR

NOTÍCIAS

30 de Setembro de de 2014
Santa Rosa Mostra Cinema 2014 premia curtas participantes

Na noite da última sexta-feira, 26 de setembro, o Santa Rosa Mostra Cinema 2014 trouxe a público o nome dos filmes e profissionais agraciados com o troféu Semeador. Dos 17 curtas-metragens brasileiros concorrentes, apenas 3 dividiram os prêmios destinados pelo júri e pelo público do festival.


"Natureza Morta", filme vindo de São Paulo, abocanhou nada menos do que 6 troféus Semeador: melhor filme, diretor, atriz, roteiro, fotografia e trilha sonora. Enigmático e contundente, o curta do realizador Bruno Jorge retrata uma singular relação entre um rapaz e uma mulher de idade mais avançada.


Por sua vez, "Naldo e as Batatas Sorriso", realização porto-alegrense de Roberto Burd, abraçou os prêmios de melhor ator, montagem e direção de arte. O júri deferiu ainda uma menção honrosa ao santa-mariense "Pra quem Quiser Ouvir", de Mariana Silveira. Decisão esta referendada pelo público presente que o escolheu como melhor filme do festival.


O júri do Santa Rosa Mostra Cinema 2014 foi composto pelos cineastas Luiz Alberto Cassol e Juan Zapata, pelos produtores Juan Ferreira e Juliane Fossatti e pelo agitador cultural e professor Larry Wizniewsky.


Quem também recebeu o troféu Semeador na mesma ocasião foi o jornalista, escritor e cineasta Tabajara Ruas. Pelo seu relevante papel no desenvolvimento da cinematografia gaúcha e brasileira, Tabajara foi a figura homenageada do Santa Rosa Mostra Cinema 2014. Ele compareceu ao evento também para acompanhar duas exibições, em caráter de pré-estreia, de seu novo longa, "Os Senhores da Guerra", e debater seu trabalho com o público local.


O Santa Rosa Mostra Cinema 2014 foi uma realização da Prefeitura Municipal de Santa Rosa, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e contou com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais, IECINE (Instituto Estadual de Cinema), Pizzaria Mediterrâneo, Plug Produtora, Posto Schneider, Posto Vaccari, RBS TV, Sênior Parque Hotel, SESC, Viação Ouro e Prata e Vídeo Clip Locadora.


Abaixo, a premiação completa do Santa Rosa Mostra Cinema 2014.


Melhor Filme: "Natureza Morta", de Bruno Jorge


Melhor Direção: Bruno Jorge, por "Natureza Morta"


Melhor Roteiro: Bruno Jorge, por "Natureza Morta"


Melhor Atriz: Rosaly Papadopol, por "Natureza Morta"


Melhor Ator: Marcos Verza, por "Naldo e as Batatas Sorriso"


Melhor Fotografia: Carlos Firmino, por "Natureza Morta"


Melhor Montagem: Roberto Burd e Lucas Tergolina, por "Naldo e as Batatas Sorriso"


Melhor Trilha Sonora: Lucas Mayer e Lou Schmidt, por "Natureza Morta"


Melhor Direção de Arte: Raiza Antunes, por "Naldo e as Batatas Sorriso"


Filme Mais Popular: "Pra quem Quiser Ouvir", de Mariana Silveira


Menção Honrosa: "Pra quem Quiser Ouvir", de Mariana Silveira (Pela sensibilidade na abordagem narrativa e pela valorização das relações humanas acima de qualquer limitação")


Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101

Impresso às 4h 49min 22s de 25/04/2024
http://www.santarosa.rs.gov.br/noticias_imprimir.php?id=5232