24 de Setembro de de 2014
Município vai instituir o turno único

O prefeito Alcides Vicini confirmou nesta quarta-feira, 24, que a Prefeitura de Santa Rosa vai aderir ao turno único a partir do dia 1º de outubro. O horário de atendimento será das 7h30 às 13h30, sem fechar ao meio dia. Os serviços considerados essenciais e as atividades em que se torna necessário o turno de revezamento, como educação, saúde, coleta de lixo, inspeção veterinária, escolinhas esportivas, Conselho Tutelar, Biblioteca Municipal, Estacionamento Rotativo, Pelotões Mirins Conveniados (BM e 19º RcMec), entre outros, permanecem com o funcionamento normal, sem adesão ao turno único.

De acordo com a secretária de Administração e Governo, Lina Michalski, o turno único é necessário para a redução das despesas. “É uma economia considerável em energia elétrica, telefone, vale-transporte, combustível, horas extras, entre outras. Sem falar que a comunidade não perde com isso e continua sendo bem atendida, sem prejuízo no serviço”, salienta a secretária.

A diretora de RH, Margueidi Cunegatto, lembra que as medidas de contenção de despesas são extremamente necessárias para a manutenção do equilíbrio financeiro e para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo pesquisa da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), nove em cada dez cidades já tomaram alguma medida de contenção de despesas, como adoção de turno único para enfrentar a redução nos orçamentos. O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) acumulou queda de 39% entre junho e julho. Somente no primeiro semestre, foram R$ 208 milhões que os municípios deixaram de arrecadar. O montante corresponde à diferença entre a receita estimada pelo governo federal e o valor transferido às prefeituras gaúchas entre janeiro e junho deste ano.

O turno único encerra no dia 20 de fevereiro de 2015.

Impresso às 17h 02min 36s de 16/04/2024