22 de Outubro de de 2013
Prefeitura realizará cadastro das famílias atingidas pelo temporal
Nas primeiras horas da manhã de hoje, 22, o prefeito Alcides Vicini se reuniu com as equipes da Defesa Civil e das Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Educação e Habitação, juntamente com os secretários das demais secretarias municipais para discutir as ações que serão tomadas em relação ao temporal que atingiu o município ontem.

A partir das 9h30 de hoje, será realizado o cadastramento das famílias atingidas pela tempestade. Serão três locais onde o cadastro será feito, na Secretaria de Habitação e Mobilidade Urbana, que fica na sede oficial da Prefeitura, na Escola Professor Francisco Xavier Giordani, no bairro Planalto, e no Centro Comunitário da vila Auxiliadora. “É importante fazermos o levantamento real da situação para ver se é possível decretarmos situação de emergência. Para isso, precisamos quantificar os prejuízos de cada atingido, se chegar no valor de aproximadamente R$4 milhões, conseguimos decretar situação de emergência e, então, contar com o apoio da Defesa Civil Estadual”, explica Vicini.

Por determinação do prefeito, todas as secretarias estão mobilizadas na organização da cidade com ações como a desobstrução de bocas de lobos, retirada de árvores e galhos caídos, distribuição de lonas, auxílio as famílias atingidas e também no reparo das escolas destelhadas.

“É muito triste passar pelos estragos e ver o desespero e a tristeza das pessoas que tiveram suas casas destelhadas e seus móveis, eletrodomésticos e outros utensílios estragados. Mas precisamos celebrar que não houve nenhuma perda de vida neste sinistro que ocorreu ontem”, declara Vicini.

Em dados preliminares levantados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, foram cerca de 400 casas destelhadas, aproximadamente 16 árvores caídas, sendo 10 em cima de residências e seis na rede elétrica, quatro escolas atingidas, queda de três muros, entre outras ocorrências. Já foram distribuídos 20 rolos de lona, o que representa mais de 36 mil m². O “QG” de distribuição feito ontem na Sede do Corpo de Bombeiros foi desmontado. Quem precisar de lonas pode entrar em contato diretamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social ou então com a Defesa Civil.

A orientação do prefeito é para que as famílias façam o cadastramento o mais rápido possível.

Impresso às 3h 58min 06s de 29/03/2024