22 de Agosto de de 2013
Conferência Municipal do Idoso define propostas para a Conferência Estadual
Após a realização de sete pré conferências, aconteceu no auditório do SESC neste dia 20 de agosto a 5ª Conferência Municipal do Idoso em Santa Rosa, com o tema “A pessoa idosa e o protagonismo nas transformações sociais”. O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal do Idoso e com o apoio do SESC.
O palestrante Eduardo Danilo Schimitz, coordenador técnico do programa SESC Maturidade Ativa abordou o tema “Cultura contemporânea, identidade e o caminho para o protagonismo do idoso”. A conferência contou com a participação de cerca de 100 pessoas, que definiram as propostas a serem encaminhadas à Conferência Estadual.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Ademar Borges de Figueiredo, alguns temas tiveram destaque entre as propostas, como mais instituições de longa permanência, ampliação do atendimento ao idoso nos Postos de Saúde, criação de uma delegacia especializada, fim do fator previdenciário, criação de uma Casa Lar para idosos, dentre outros.
O prefeito Alcides Vicini também participou do evento e brincou com os participantes contando sobre uma entrevista onde o escritor Mário Quintana foi perguntado sobre como era envelhecer. “Enfadonho, mas a única forma de viver bastante”, contou o prefeito se referindo a resposta de Quintana.
Na oportunidade, também foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, sendo quatro governamentais, Edilamar Schuartcer e Joceli Specht, onde dois são suplentes, Adriane Lorentz e Vitor Abreu, e quatro idosos, Hélio dos Reis e Olmédio Bamberg, onde também dois são suplentes, Ivaldo Perez e Alcides Hoffmann.

Impresso às 1h 08min 18s de 19/04/2024