PREFEITURA DE SANTA ROSA/RS
WWW.SANTAROSA.RS.GOV.BR

NOTÍCIAS

20 de Maio de de 2013
Palestra “Conversando sobre Violência Sexual” levanta discussão sobre o tema
A palestra “Conversando sobre Violência Sexual”, ministrada pela Doutora Mônica Dorian Arpini, foi uma das atividades organizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Rosa, referente ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, levantou a discussão sobre o tema. O encontro, que reuniu entidades representativas relacionadas ao tema e também o público em geral, foi realizada na quinta-feira (16/05) a noite, no Centro Cívico Cultural.

“A violência sexual contra crianças e adolescentes precisa de uma abordagem multissetorial e amplamente debatida. É muito importante poder discutir sobre este assunto e receber a Dr. Mônica para falar um pouco mais sobre o tema”, destaca o vice-prefeito e presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luís Antônio Benvegnú.

Mônica define a violência sexual como um grave problema de saúde. “O abuso sexual é uma situação traumática e gera efeitos patológicos. Toda pessoa que passar por algum tipo de abuso necessita de um acompanhamento, de cuidados especiais. Quando o abuso ocorre na infância é ainda mais preocupante, pois a criança faz uma distorção de linguagem”, explica.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de crianças e adolescentes no Brasil. A data de 18 de maio foi escolhida porque no dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli. Este era o nome de uma menina de apenas oito anos que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de natureza hedionda, até hoje está impune.

A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101

Impresso às 15h 13min 32s de 25/04/2024
http://www.santarosa.rs.gov.br/noticias_imprimir.php?id=4373