16 de Maio de de 2013
Palestra “Conversando sobre Violência Sexual” acontece hoje
Uma das atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Santa Rosa, referente ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, será realizada hoje (16/05). A palestra “Conversando sobre Violência Sexual”, ministrada pela Doutora Mônica Dorian Arpini, acontece as 19h30 no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges e é aberta ao público.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de crianças e adolescentes no Brasil. A data de 18 de maio foi escolhida porque no dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli. Este era o nome de uma menina de apenas oito anos que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de natureza hedionda, até hoje está impune.

A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

Outra atividade será realizada amanhã (17/05), também no Centro Cívico, onde as crianças e adolescentes dos Programas Sociais do município serão recebidas com uma programação especial. A equipe do CREAS fará uma palestra sobre “Oque é Abuso e Exploração Sexual”. Após a explanação, que será realizada às 14h30, acontecerá uma caminhada de mobilização contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Impresso às 16h 59min 16s de 19/04/2024