28 de Fevereiro de de 2013
SMMAS apresenta mudanças no recolhimento do lixo e passa a receber lixo tecnológico
A partir da próxima segunda-feira (04/03), o recolhimento do lixo em Santa Rosa será feito da seguinte forma: Segundas, quartas e sextas será recolhido o lixo orgânico. Nas terças, quintas e sábados o lixo seco. Na triangulação entre as ruas Inhacorá, Santa Cruz, Santa Rosa e início da Expedicionário Weber, tanto o lixo orgânico como o seco serão recolhidos todos os dias entre segunda-feira e sábado.

Também a partir do dia quatro de março, a prefeitura estará recebendo o lixo tecnológico, que consiste em equipamentos eletrônicos como celulares, televisões, entre outros que não estejam mais sendo utilizados. Conforme o secretário do meio ambiente, Amilcar Luconi, os interessados em fazer o descarte deste tipo de material devem dirigir-se até o pavilhão cinco do Parque de Exposições, de segunda a sexta-feira, entre 8h às 11h30 e 14h às 17h30. Durante o decorrer do ano, também serão feitas campanhas em diferentes bairros do município, onde os resíduos eletrônicos serão recolhidos diretamente nos locais das campanhas.

O descarte correto do lixo tecnológico será feito pela empresa Químea, que é especializada no recebimento e destinação adequada dos resíduos eletrônicos. “As empresas também poderão fazer o descarte deste material, uma vez que estarão recebendo os laudos necessários do descarte correto exigidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos”, completa Luconi.

Baterias, lâmpadas e pilhas não serão recebidas, estes itens já são recolhidos em diferentes pontos de coletas, como a própria prefeitura.

“Lembramos a importância da destinação correta do lixo tecnológico, pois geralmente estes objetos possuem metais que poluem o solo, e, também, se descartados em lugares impróprios acabam virando locais de acúmulo de água e, consequentemente, foco de dengue”, finaliza Luconi.

Materiais que podem ser descartados:

Caixa de som, desktop, estabilizador, fios/cabos, fontes, HD's, impressoras, modem, monitores, mouses, nobreaks, notebooks, placas de circuitos, roteadores, scanners, servidores, teclados, aparelhos de fax, unidades de CD/DVD, unidades de disquetes, videogames, aparelho de DVD, aparelho de som, aparelho de vídeo cassete, aparelho de TV, brinquedos eletrônicos, calculadoras, eletrodomésticos, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, ar condicionado, aparelhos de telefone, celulares/carregadores.

Impresso às 4h 34min 23s de 29/03/2024