4 de Junho de 2018
Projeto Defesa Civil na Escola teve início em Santa Rosa

Na semana que passou teve início o Projeto Defesa Civil na Escola. O Projeto criado pelo Assessor de Defesa Civil, Luis Fernando Klein, tem por objetivo orientar professores das EMEI – Escolas Municipais de Educação Infantil com noções de Primeiros Socorros e dicas para Prevenção de Acidentes, para que assim, sejam evitados os acidentes envolvendo às crianças e a infância como um todo. A Defesa Civil trata um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.
A palestra fornecida pela Defesa Civil nas escolas possui propósitos específicos para o público-alvo, infantil. Os tópicos explanados são: Percepção de Risco, Grau de Vulnerabilidade, Medidas Gerais de Prevenção de Acidentes com Crianças e Primeiros Socorros. Além disso, os temas são divididos conforme a faixa etária da criança, dando assim maior efetividade na prevenção de acidentes. Os professores recebem uma introdução à epidemiologia dos desastres e acidentes na infância, enfocando os acidentes mais frequentes na faixa etária do grupo de 0 a 4 anos, divididos em 3 subgrupos:
- Subgrupo de 0 a 3 meses
- Subgrupo de 3 a 8 meses
- Subgrupo de 8 meses a 4 anos de idade

O Projeto é ministrado pelo socorrista e Professor de Técnicas de Segurança, Vionei Ribeiro Diniz e possui um cronograma que irá atender até novembro, mais 15 EMEI de Santa Rosa.