23 de Março de 2017
Prefeitura abre edital para contratar empresa para coleta de lixo

Está aberto edital para a contratação de empresa que realizará a coleta e transporte de resíduos domésticos, popularmente mais conhecidos como o lixo doméstico.

Após a realização do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, em fase de conclusão pela prefeitura, deu-se início a fase de implementação deste plano, no qual o Governo Vicini/Benvegnú investiu recursos do Governo Federal na ordem de R$ 500 mil para sua elaboração.

Agora, como a primeira medida no sentido de programar as medidas propostas no Plano foi aberta o edital de contratação para que a empresa vencedora passe a recolher de forma ordenada, separada e com destino final adequado a cada tipo de resíduo sólido produzido nas nossas casas, seguindo o cronograma de coletas já amplamente divulgado pela Prefeitura, que continuará seguindo o mesmo no próximo contrato.

Tudo que puder ser reciclado, ou seja, os resíduos secos, passarão por um processo de triagem e reciclagem, pela Coopervida de Giruá, com a qual a prefeitura também realizou um convênio não oneroso de cooperação para o trabalho da reciclagem.

Após recolhido, triado e reciclado, o rejeito será destinado diretamente para a empresa CRVR de Giruá, num aterro sanitário devidamente licenciado para receber esses materiais. O contrato com a empresa que receberá os rejeitos também está sendo providenciado ainda esse mês.

Ou seja, a partir deste ano teremos uma nova fase na coleta, transporte e destino final dos resíduos sólidos domésticos do Município, visando dar maior aproveitamento na reciclagem e reduzindo com isso os custos para a destinação final do rejeito, o que era almejado desde o início pelo governo municipal.

Segundo o Secretário Marcos Scherer, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, responsável pelo edital, o valor total do orçamento desta licitação para contratação da empresa de coleta e transporte está estimado em aproximadamente R$ 242 mil reais mensais, que somados ao contrato da destinação final na CRVR que é de aproximadamente R$ 150 mil reais mensais (R$ 102,00 reais por tonelada), atingirá um custo total de R$ 392 mil reais por mês. Esse valor, em um ano de contrato atingirá a cifra de R$ 4.7 milhões de reais, um dos maiores contratos do município.

O edital esta publicado no site da prefeitura: www.santarosa.rs.gov.br