22 de Julho de 2016
Estudantes de Agronomia realizam diagnóstico de sistemas agrários em Santa Rosa
O diagnóstico irá fornecer subsídios para o município que englobam planejamento, gestão estratégica da agricultura local, proposições de políticas e projetos estratégicos.

Os estudantes do 7º Semestre do curso de Agronomia da UNIJUÍ realizaram durante essa semana, análise e diagnóstico de sistemas agrários de propriedades do município de Santa Rosa. A atividade integra o componente curricular Estágio I – Diagnóstico de Sistemas Agrários, sob responsabilidade dos professores Nilvo Basso e Angélica de Oliveira Henriques.

O objetivo do diagnóstico é ampliar a aquisição de conhecimentos e métodos necessários para a compreensão da dinâmica e complexidade da agricultura visando à elaboração de linhas estratégicas de desenvolvimento local.

Estão envolvidos nesse trabalho 20 estudantes do Curso de Agronomia acompanhados dos professores no período de cinco dias, coletando dados por meio de entrevistas com agricultores escolhidos através de amostragem dirigida.

Diagnóstico

As atividades que estão sendo realizadas para a análise e diagnóstico, compreendem: leitura da paisagem e zoneamento agroecológico; história agrária e trajetórias de acumulação; classificação (tipologia) das unidades de produção; caracterização técnica dos sistemas de produção; avaliação econômica dos sistemas de produção; análise/diagnóstico da agricultura, linhas estratégicas de desenvolvimento rural; confecção do relatório e restituição às entidades e agricultores.

O termo de cooperação técnica foi firmado entre a UNIJUÍ e a Prefeitura Municipal através da Secretaria da Agricultura.