Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS
Avenida Expedicionário Weber, 2983
CEP: 98789-000 - Bairro Cruzeiro
(55) 3511-5100
www.santarosa.rs.gov.br

 
 
 
ATENÇÃO:
Esta é a versão antiga do site da Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS, disponível apenas para consulta. Desde 23/08/2022 o novo site encontra-se disponível no link abaixo:
 
Notícias
4 de Fevereiro de 2016
“CAMPANHA VOLTA ÀS AULAS, COM TRÂNSITO SEGURO”
Reunião para definir os ajustes necessários a campanha
[Clique na foto para ampliar]

Na manhã do dia 03 de fevereiro, reuniu-se representantes da Secretaria de Habitação e Mobilidade Urbana e da Brigada Militar, no setor de Educação para o Trânsito da Prefeitura, com o objetivo de fazer os ajustes necessários para a Campanha Volta às Aulas, com Trânsito Seguro.


“A volta às aulas exige cuidados especiais no trânsito, pois aumenta o fluxo dos veículos e pessoas nas vias, bem como as infrações e perigos no trânsito. A colaboração de todos é fundamental para que a volta às aulas não vire um transtorno ainda maior para o trânsito”, destaca a professora Márcia.


A Campanha vai ser realizada durante o mês de fevereiro, através de divulgação em mídias e trabalho com os estudantes, como palestras e sensibilização pela vida. Visando a conscientização de motoristas e pedestres sobre a importância de adotar atitudes seguras para a preservação da vida, a Brigada Militar irá operar o tráfego em torno de algumas instituições de ensino, alertando os pais a terem cuidado e evitarem situações comuns nesta época de volta às aulas, para que tenham um comportamento mais cidadão.


A Prefeitura de Santa Rosa disponibiliza a EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO durante o ano letivo para as escolas interessadas, como uma Educação Continuada, acreditando que Educar para o Trânsito é Educar para a Vida!


Fique atento!


 


PARA OS PAIS: (como primeiros educadores pelo exemplo)


- quanto a responsabilidade dos mesmos para a circulação das crianças nas vias públicas, sejam como pedestres, ciclistas, ou caroneiros de veículos particulares ou coletivos;


- quanto aos estacionamentos irregulares e filas duplas, que dão impacto negativo direto sobre o trânsito, pois quando multiplicado por vários automóveis causa um problema de grande relevância para a mobilidade urbana;


- quanto ao embarque e desembarque, que deve prevalecer o lado direito para a segurança de todos usuários da via, em especial ao educando;


-quanto as paradas em estacionamentos proibidos, demarcados para pessoas com mobilidade reduzida;


-quanto estacionar sobre calçadas;


- quanto ao uso dos equipamentos de retenção para a criança, no veículo em circulação;


- é preciso redobrar a atenção, diminuir a velocidade ao se aproximar das escolas, respeitar as leis e a sinalização, além da preferência dos pedestres na faixa.


 


AOS TRANSPORTADORES:


- quanto ao transporte coletivo de alunos, em relação ao licenciamento para fazer o transporte escolar adequado e as condições técnicas necessárias, que geram segurança.


 


AOS EDUCADORES:


- que educam pela construção do conhecimento e pelo exemplo das suas ações para a segurança no trânsito.


 


AOS ESTUDANTES:


- chamar a atenção para evitar situações de perigo, embarcar e desembarcar sempre pelo lado da calçada, não se distrair com o uso do celular nas ruas, atravessar as vias preferencialmente na faixa de pedestres e menores de 10 anos andarem sempre acompanhados de adultos.

Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101


Imprimir Notícia
Número de leituras: 1.887

Endereço da página:

Notícias mais lidas nos últimos dias:
Ver Índice Geral de Notícias