27 de Maio de 2015
Prefeitura efetua Cadastro Ambiental Rural

A Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Infraestrutura, abrirá inscrições para a confecção do Cadastro Ambiental Rural - CAR. O mesmo poderá ser feito a partir de 1º de junho e terá um custo de R$ 50,00.

O registro no CAR, criado pela lei do Código Florestal (Lei 12.651/2012), é um cadastro eletrônico que deve conter os dados básicos das propriedades rurais. Ele é obrigatório para todas as propriedades e posses rurais, sendo que os dados informados são de responsabilidade do proprietário ou possuidor rural.

Por meio do sistema eletrônico do CAR, são identificadas em todos os imóveis rurais do país três áreas especificas: Áreas de Preservação Permanente; Áreas de Reserva Legal; e Áreas de Uso Restrito. O cadastro permite, assim, o conhecimento efetivo do passivo ambiental (o que deve ser recuperado) e o ativo florestal.

Produtor que não fazer o CAR não terá acesso a financiamento a partir de 5 de maio de 2016. Interessados devem procurar o Departamento de Desenvolvimento Rural para fazer o seu protocolo de agendamento.