25 de Maio de 2015
11ª Feira do Livro de Santa Rosa: balanço positivo
A realização da 11ª Feira do Livro foi da Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Juventude e da Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA).

Na semana passada Santa Rosa viveu sua 11ª Feira do Livro, evento consolidado no calendário do município. O comparecimento do público foi sensivelmente superior ao das edições anteriores. Ponto para o clima camarada deste maio que ainda corre. O volume de comercialização de livros e afins teve um acréscimo considerável, graças, principalmente, ao vale-livro, que teve seu valor incrementado e seu alcance ampliado.

As atividades complementares tiveram boa aceitação. A recepção e animação cultural realizadas pela Cia do Riso (Novo Hamburgo) e pela Patronesse Maria Inez Flores Pedroso e seu Grupo de Teatro Ativar, cativaram e despertaram as crianças presentes. Os inúmeros lançamentos literários confirmaram a pujança de nossos escritores, que ano após ano incrementam a bibliografia regional. Os painéis temáticos trouxeram luz a temas ainda pouco discutidos por aqui.

Nossa Patronesse, como já havíamos adiantado, além de incansável exercitou o dom da ubiquidade. Não parou um instante sequer e envolveu-se em todos os pontos que sua ação se fazia necessária.

O Escritor Homenageado, Juremir Machado da Silva, passou um dia inteiro em contato com os leitores santa-rosenses. Conversou com os estudantes, pela manhã, em duas sessões com o Centro Cívico lotado. Esparramou sua verve pelas ondas de nossas rádios. E fechou sua participação, à noite, explanando suas experiências literárias e respondendo questões acerca de fatos históricos e do atual momento sociopolítico do país. Foi uma presença marcante e gratificante.

A Feira contou também com a participação da ONG Parceiros Voluntários, E.E.E.B. Santos Dumont, UNIJUÍ, ASES, ONG Terra Verde, Projeto Educação para o Trânsito, Brique da Praça, ONG Focinho Amigo, Grupo de Teatro Arteiros, Grupo Folclórico Immer Lustig, Grupo Mania Dance, E.M.E.I. Olhar de Criança e Cia Santa Rosa em Dança.