30 de Março de 2015
Administração publica Edital de Chamamento para clínicas veterinárias
O mesmo se refere à prestação de serviços de implantação de microchips em animais de pequenos porte, cães e gatos.

A Administração Municipal publicou um Edital de Chamamento Públicopara credenciamento de clínica e médicos veterinários para a prestação de serviços de implantação de microchips em animais de pequenos porte, cães e gatos.

O microchip é um minúsculo objeto eletrônico, pouco maior do que um grão de arroz, que é colocado através de uma injeção subcutânea, normalmente na região do pescoço do animal. O chip contém um número único, assim como o documento de Identidade de uma pessoa, e pode ser lido através de um scanner.

Quando o chip é aplicado no cão, o respectivo número e a identificação do proprietário do mesmo (nome e morada) são registrados no RGA – Registro Geral de Animais, que reúne todos os dados dos animais identificados. Assim, por exemplo, se um cão perdido for encontrado, poderá ser efetuando a leitura do chip por meio de um scanner, procedimento que pode ser feito por um veterinário credenciado. É possível obter a identificação do proprietário do cão com grande facilidade e rapidez, e devolvê-lo ao seu proprietário.

Segundo o coordenador do projeto Bem Estar Animal, o microchip é um método de identificação seguro, inviolável e permanente, que garante a identificação do animal, além de facilitar o atendimento do veterinário, que pode ter acesso aos dados do animal pela internet, bem como ajudar no resgate caso ele se perca ou seja roubado, entre outras centenas de vantagens proporcionadas pelo sistema.

Num período de dois anos, todos os animais que vivem e transitam no perímetro urbano deverão estar devidamente identificados através da microchipagem e registrados no RGA.

A população poderá realizar a identificação dos seus animais nas clínicas veterinárias que vierem à se cadastrar. As clínicas e os médicos veterinários poderão acessar o edital de credenciamento no site da Prefeitura de Santa Rosa (www.santarosa.rs.gov.br) e obter a documentação necessária para habilitação ao credenciamento para então iniciar a prestação deste serviço.