Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS
Avenida Expedicionário Weber, 2983
CEP: 98789-000 - Bairro Cruzeiro
(55) 3511-5100
www.santarosa.rs.gov.br

 
 
 
ATENÇÃO:
Esta é a versão antiga do site da Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS, disponível apenas para consulta. Desde 23/08/2022 o novo site encontra-se disponível no link abaixo:
 
Notícias
17 de Julho de 2014
Aeroporto de Santa Rosa é contemplado com caminhão contra incêndio
O ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, assinou a portaria nº 149 do dia 14 de julho, onde aprova o Plano de Investimentos
[Clique na foto para ampliar]
O ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, assinou a portaria nº 149 do dia 14 de julho, onde aprova o Plano de Investimentos para a aquisição de carros contra incêndios de Aeródromo.

Os veículos serão adquiridos pela Secretaria de Aviação Civil e posteriormente doados aos respectivos delegatários dos aeroportos constantes no anúncio, no qual encontra-se contemplado o Aeroporto Municipal de Santa Rosa.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Fernando Borella, acredita que o anúncio desta portaria é significativo para o andamento do Projeto de Ampliação do Aeroporto de Santa Rosa, a informação também foi confirmada junto ao Departamento Aeroportuário do Estado – DAP.

Aviação regional – Os aeroportos beneficiados com estes caminhões estão incluídos no Programa de Investimento em Logística, que visa descentralizar a aviação das capitais e melhorar os terminais do interior do Brasil. A SAC investirá cerca de R$7,4 bilhões em 270 aeródromos distribuídos pelos 26 estados. A ideia é garantir que 96% da população esteja a 100 km de um aeroporto. Até agora, 97 estão em fase de Estudo de Viabilidade Técnica e 45 em Estudo Preliminar.

Lembrando que as fases do programa de aviação regional são as seguintes: 1) Estudo de Viabilidade Técnica (avalia as necessidades e questões legais) 2) Avaliação da SAC (escolhe uma das opções de cenário para aquele aeroporto conforme as necessidades da região e estudos socioeconômicos) 3) Estudo Preliminar (detalha o EVT) 4) Anteprojeto (é a última fase do planejamento, onde a construção é detalhada em uma planta de engenharia) 5) Abertura de Licitação 6) Início das Obras.

Os veículos contra incêndio aeroportuário (AP-2) estão entre os mais modernos do mercado. Cada um tem capacidade de armazenar 6,1 mil litros de água e 780 litros de espuma. O jato do canhão de teto lança, além de água e espuma, pó químico, e alcança uma distância de 70 metros. O canhão do para-choque chega a 46 metros. O motor do veículo tem 440 cv, tração 4x4, e potência para atingir 80km/h em 35 segundos.
Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101


Imprimir Notícia
Número de leituras: 2.598

Endereço da página:

Notícias mais lidas nos últimos dias:
Ver Índice Geral de Notícias