22 de Janeiro de 2014
Sala do Empreendedor apresenta ações de 2013
Na última sexta-feira os agentes de Desenvolvimento de Santa Rosa Euclides Spies e Lisiane Silva apresentaram ao prefeito Alcides Vicini, ao secretário de Desenvolvimento Econômico Fernando Borella e a diretora de Desenvolvimento Econômico Rafaela Jarczewski o relatório das atividades realizadas na Sala do Empreendedor durante o ano de 2013.

Os agentes destacaram como uma das maiores conquistas de 2013 o recebimento do Certificado de Município que Possui a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas Implementada, o que resultou no recebimento de uma consultoria gratuita do SEBRAE na busca de desburocratizar ainda mais o processo de liberação do alvará.

Segundo Borella a atual gestão conseguiu reduzir de 25 para 10 dias o tempo para a liberação de alvará de localização e funcionamento das atividades que possui baixo grau de risco, “e ainda estamos trabalhando para reduzir um pouco mais este prazo, pois os empreendedores santa-rosenses merecem ser atendido com maior agilidade”, completa. O secretário também enfatizou a importância dos serviços prestados pela Sala do Empreendedor, pois é um serviço que possibilita aos empreendedores orientação e acesso a informações sobre as formas de regularização do seu negócio em um único local, além de obter o acesso a credito com juros subsidiado.

“Desde abril de 2013 a Sala de Empreendedor articulou o acesso ao crédito de mais de 160 empreendimentos através do programa Gaúcho de Microcrédito, injetando na economia local em torno de R$ 800 mil e proporcionando crédito aos Micro e Pequemos Empreendedores a um juro de 0,41% ao mês”, destaca a diretora.

Na oportunidade também foram apresentadas as metas para o ano de 2014, onde foi ressaltada a meta de auxiliar o setor de compras a realizar no mínimo uma licitação de compras públicas exclusiva para micro e pequenas empresas, proporcionando aos pequenos negócios do município acesso e oportunidade de vender para o ente público e assim injetar ainda mais recursos na economia local.

O prefeito Vicini parabenizou a equipe pelo trabalho realizado durante o ano que passou e enfatizou que a Sala do Empreendedor “tem todo apoio para que possamos fomentar e articular as compras de materiais das Micro e Pequenas Empresas, como já vem acontecendo na compra da merenda escolar da agricultura Familiar de nosso município”.