28 de Maio de 2013
Colégio Concórdia apresenta projeto de astronomia ao prefeito Alcides Vicini
O professor de física Tiago Morone de Souza, acompanhado do diretor Elton Zielke, ambos do Colégio Concórdia, apresentou ao prefeito Alcides Vicini um projeto de astronomia para Santa Rosa, composto por três etapas. O encontro foi realizado nesta segunda-feira (27/05), na Prefeitura Municipal.

O estudo prevê, para a primeira etapa, a compra de instrumentos que viabilizem o projeto denominado “Astronomia na Escola”, onde a equipe do Colégio Concórdia iria até as escolas do município para desenvolver o programa. Para isso, seria necessário um investimento de aproximadamente R$43 mil. A segunda etapa do projeto engloba a construção de um observatório, que teria um custo em torno de R$230 mil. Já a terceira e mais audaciosa etapa, contempla a criação de um Planetário, que necessitaria de um investimento de R$2,5 milhões.

Conforme o professor, a intenção do projeto é proporcionar para alunos das escolas públicas e privadas, como também a comunidade em geral, o acesso à ciência e tecnologia, principalmente à astronomia.

Vicini achou o projeto muito interessante e determinou que a secretária de Educação, Ivete Corrêa, faça, juntamente com a escola, um estudo de viabilidade do mesmo, para futuramente captar financiamento para a realização das obras junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia.