29 de Abril de 2013
1ª Plenária Municipal de Saúde de Santa Rosa foi realizada neste sábado (27/04)
Em torno de 350 pessoas acompanharam a 1ª Plenária Municipal de Saúde de Santa Rosa, que reuniu todos os assuntos das 10 Conferências Municipais de Saúde com o objetivo de discutir e avaliar os problemas da saúde na cidade e os caminhos a serem seguidos para aprimorar a gestão e reafirmar o Sistema Único de Saúde. A Plenária teve início as 8h no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges com a apresentação de um teatro do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS- NOVO RUMO), seguido da palestra com o representante dos Conselhos Municipais do Estado do Rio Grande do Sul, Lotário Schlindweinl.

Para a discussão dos temas, os participantes foram divididos em 12 grandes grupos e reunidos em salas da FEMA. Entre os assuntos, Saúde, Cidadania e Politicas Públicas, onde se discutiu o fortalecimento do SUS e da política de humanização no sistema de saúde; Controle Social, como estudar a criação de núcleos e fóruns de discussão nas comunidades para o aperfeiçoamento do sistema; Educação Permanente, garantindo a realização de cursos de capacitação continuada para profissionais da saúde e a valorização da residência multiprofissional e médica, e ser pré-requisito para concursos na área pública; Financiamento, o qual destacou a necessidade de aumentar os recursos financeiros para a saúde, bem como a fiscalização da gestão desses recursos; Gestão e Organização dos Serviços de Saúde na Atenção Primária, garantindo a continuidade do atendimento com substituição dos profissionais em férias, e dos recursos para investimentos em equipamentos e manutenção dos mesmos para as Unidades Básicas de Saúde; Gestão e Organização dos Profissionais de Saúde na Atenção Secundária e Terciaria como a melhora no atendimento no Pronto Socorro do Hospital Vida e Saúde e a garantia do cumprimento dos contratos com os prestadores de serviços de forma a fiscalizar o seu pleno exercício. Após a discussão, os grupos reuniram-se novamente no Centro Cívico e cada grupo falou das prioridades do seu tema, ações a serem desenvolvidas e os prazos a serem cumpridos.

Segundo o presidente da Plenária, Valeter Weidel, “Tudo ocorreu tranquilamente, as expectativas quanto a participação dos usuários foi atingida e a discussão dos temas ocorreu de forma organizada”.

Assim que os relatórios finais das discussões estiverem prontos, os mesmos serão publicados no site da Fundação Municipal de Saúde.