17 de Abril de de 2014
Secretaria de Cultura lança Edital do Fundo Municipal
Artistas e produtores culturais de Santa Rosa podem encaminhar seus projetos para o Fundo Municipal de Cultura. Este ano o Fundo disponibilizará um total de 150 mil reais, repartidos entre projetos de até 15 mil reais. Ressalve-se o teto de 5 mil reais para proponentes iniciantes.

O Fundo é um dos componentes do Sistema Municipal de Cultura, lei aprovada em 2013 e sancionada pelo prefeito Alcides Vicini. O Sistema inclui ainda o Conselho de Políticas Culturais e o Plano Municipal de Cultura – que estabelece metas e ações para o setor relativas aos próximos 10 anos.

O Fundo de Cultura receberá inscrição de projetos até o dia 13 de maio. Os formulários podem ser retirados na Secretaria de Cultura e Turismo ou pela internet, no site da prefeitura (www.santarosa.rs.gov.br). Entre as novidades do edital deste ano estão a possibilidade de comercialização dos produtos decorrentes do projeto, desde que prevista nele, bem como a obrigatoriedade aos proponentes de participarem de oficinas de qualificação, que serão disponibilizadas em três datas: 24/04 (quinta-feira), às 20h; 26/04 (sábado), às 9h e 07/05 (quarta-feira), às 20h. Todos estes encontros serão no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges.

Para o Secretário de Cultura e Turismo de Santa Rosa, Anderson Farias, este edital representa um avanço para a consolidação do Fundo Municipal de Cultura. “O Edital deste ano é o resultado de um trabalho conjunto, que envolveu todos os setores da administração municipal responsáveis por aplicar e fiscalizar o fundo, e abriu espaço para a manifestação da classe cultural através do Conselho de Políticas Culturais”. O formulário deste ano está mais completo e é composto por 27 questões que possibilitam uma melhor avaliação do projeto. O comitê gestor, formado por membros do Conselho, sendo 4 da sociedade civil e 3 do governo municipal, avaliará as propostas sem o conhecimento prévio dos proponentes, medida que visa garantir maior imparcialidade. Os proponentes terão um prazo de 12 meses para a execução do projeto e mais um mês para a prestação de contas.

Impresso às 4h 37min 10s de 19/04/2024